TESTES

A Ong Qualivida fundada em 19 de Dezembro de 2002 pela professora de Educação Física Georgette Vidor Mello e seus amigos que acreditavam na inclusão social a partir do esporte realizam o Projeto “Esporte para Todos”, de cunho sócio esportivo, com apoio de vários municípios e conta com a parceria de instituições públicas e privadas, assim como de pessoas físicas.

Este projeto oferece o acesso gratuito à prática do esporte, atendendo crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária entre 4 a 17 anos de idade. As escolinhas esportivas funcionaram em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro e hoje esta em 4 municípios do Estado. O programa consiste em escolinhas de iniciação esportiva, basicamente na modalidade da Ginástica Artística, um esporte que para ser implantado requer investimentos, e se popularizado, proporcionará grandes frutos para o esporte de alto nível no futuro. O projeto oferece também a “Ginástica para Todos” no Centro de Treinamento de Três Rios. Nosso trabalho, através de atividades esportivas, é embasado em políticas afirmativas de inclusão social.

O projeto atinge hoje 04 municípios, com 05 polos no Estado do Rio de Janeiro. São eles: Três Rios (03 pólos: Centro de Treinamento - Planeta Vida, CIEP Alberto Lavinas), Rio de Janeiro (01 pólo: Gerdau-Cosigua/ Santa Cruz) e Petrópolis (01 pólo: SESI Albano Franco).

A Qualivida em regime de comodato aparelhou a Vila Olímpica de Honório Gurgel no município do Rio de Janeiro. O inicio das aulas nesta vila olímpica se deu em setembro de 2014. Os professores foram capacitados pela própria Georgette Vidor e sua ex-ginasta, professora Jessica Marinho.

Atualmente atendemos aproximadamente 1.000 alunos. Já temos o Centro de Treinamento em Três Rios, que hoje recebe as melhores ginastas do país. Contemplamos o esporte e a prática regular de atividades físicas como instrumentos de desenvolvimento humano e de melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. Como consequência natural, almejamos revelar talentos e permitir a todos os nossos alunos acesso à cidadania, tornando possível a melhoria da qualidade dos espaços da vida cotidiana, que influenciam positivamente na autoestima do cidadão. A Qualivida estimula aos alunos adolescentes que se destacam a seguirem a carreira de Professor de Educação Física. Esse jovem desenvolverá seus estudos no campo da ginástica artística e garantirá a sobrevivência do esporte em seus municípios, além de gerar dignidade e oportunidade de uma vida melhor, com maior perspectiva de futuro.

Investimento em esporte é a política pública mais barata e eficiente na luta pela inclusão social. Desse modo, trabalhamos incessantemente para garantir que ninguém seja excluído, assegurando a todas as pessoas, independente de etnia ou gênero, o acesso ao esporte e ao alto nível competitivo.

Em 2008, a Ong Qualivida, se filiou à Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro participando de ais, em 2009 iniciou em competições nacionais, em 2010 a ONG Qualivida conquistou o bicampeonato brasileiro pré-infantil B feminino e em 2012 seus atletas iniciaram competições de âmbito internacional.

Nossos parceiros atestam a seriedade de nosso trabalho, tais como: SESI/FIRJAN, GERDAU COSIGUA, PREFEITURAS DE TRÊS RIOS, PREFEITURA DE PARAÍBA DO SUL e pessoas físicas (doadores).